sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vitória está entre as capitais brasileiras com melhor gestão fiscal, aponta pesquisa da Firjan

itória está entre as capitais brasileiras com melhor gestão fiscal, aponta pesquisa da Firjan

Índice apurou também que há uma dependência crônica em pelo menos 83% dos municípios brasileiros que não geraram 20% de sua receita em 2010


Vitória é uma das três capitais brasileiras entre os municípios com administração financeira considerada excelente, segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. A pesquisa levou em consideração os dados de 2010 e foi feita para medir a qualidade da administração financeira das cidades. Somente 95 (1,8%) das 5.266 prefeituras avaliadas tiveram a gestão das contas considerada de excelência, com conceito A.

As outras capitais que tiveram excelente avaliação na pesquisa foram Porto Velho, em Rondônia, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A capital de Rondônia foi beneficiada pelo `boom` econômico causado pela construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. A lista geral é encabeçada pela cidade de Santa Isabel (GO), cujo IFGF chegou a 0,9747. Na lanterna, Ilha Grande (PI) ficou com apenas 0,0778. São Paulo, quarta capital em melhor situação, teve conceito B, o que é considerado "boa gestão".
A pesquisa concluiu que a mistura de despesas elevadas com funcionalismo, receita própria reduzida e investimentos escassos ou até inexistentes leva duas em cada três cidades brasileiras (63,5%) a viver situação financeira difícil ou crítica.

O levantamento, que ajuda a explicar a desproporção entre a qualidade dos serviços públicos e a elevada carga tributária brasileira, mostra, ainda, que Sul e Sudeste abrigam 81 das 100 municipalidades com melhor desempenho nas finanças. Na ponta inversa, as 93 piores administrações estavam no Norte e no Nordeste - em correlação forte, mas não automática, com a renda.

Dez anos após a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a média dos municípios levou a um IFGF Brasil de 0,5321 em 2010, 1,9% a mais do que o resultado de 2006, base de comparação estabelecida no trabalho. O resultado de 2010 coloca o IFGF nacional no nível de "gestão em dificuldade" e foi negativamente influenciado pelos gastos com pessoal das cidades, cujo indicador caiu de 0,6811 para 0,5773 - menos 15,2%.

Estabilidade no custo da dívida (piora de 0,3%) e avanço modesto na receita própria (6,9%) completaram o quadro ruim. A reduzida melhora foi garantida pelo avanço nos investimentos (9,5%) e na administração dos restos a pagar (16,3%), sob a influência do crescimento recorde de 7,5% da economia em 2010.

"A cultura da responsabilidade fiscal ainda não se consolidou no País", avalia Guilherme Mercês, gerente de Estudos Econômicos da Firjan. "A característica em comum dos poucos municípios com gestão de excelência é o baixo gasto com pessoal e o alto investimento. Esse é o binômio do sucesso."

O economista lembra que os municípios com contas saneadas têm maior capacidade de investir. "Quem tem melhor infraestrutura é quem atrai mais empresas e gera mais impostos locais, por isso as prefeituras precisam investir", afirmou.


Apesar de 2010 ter sido o ano de maior crescimento econômico do país desde 1986, o IFGF aponta que os municípios brasileiros estão, em média, em uma situação fiscal difícil. O índice Brasil atingiu 0,5321 pontos, influenciado pelo crítico desempenho do indicador de Receita Própria (0,2414 pontos), além da difícil situação retratada pelo IFGF Liquidez (0,5719) e pelo IFGF Gasto com Pessoal (0,5773).

Por outro lado, o IFGF Investimentos atingiu seu maior nível desde 2006 (0,6163 pontos), enquanto o IFGF Custo da Dívida manteve a melhor pontuação entre os cinco indicadores avaliados pelo estudo (0,8055 pontos).

São Paulo tem seis municípios entre os dez melhores do país

Grande parte das prefeituras brasileiras (43,7%), precisamente 2.302 municípios, foi avaliada em situação de dificuldade, enquanto 1.045 cidades (19,8%) aparecem em gestão crítica. Outras 1.824 prefeituras (aproximadamente 33%) apresentaram gestão fiscal boa, enquanto apenas 95 municípios no país ganharam conceito de excelência, uma década depois da promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), marco fundamental para a gestão pública brasileira.

O desempenho dos municípios mostrou que as desigualdades econômicas e sociais brasileiras se estendem à gestão fiscal. As regiões Sul e Sudeste dominaram o topo do ranking nacional: concentraram 79,8% dos 500 melhores resultados e apareceram em 81 das 100 primeiras colocações. Já na parte inferior do ranking, observou-se maciça presença de municípios do Norte e, principalmente, do Nordeste: 81,4% dos 500 piores resultados, com 93 municípios entre os 100 desempenhos mais baixos do IFGF.

O município de Santa Isabel, em Goiás, lidera o ranking nacional como a cidade com melhor eficiência na gestão fiscal: 0,9747 pontos. O estado de São Paulo tem seis municípios entre os dez melhores, lista em que Minas Gerais, Paraná e Pará também têm representantes. Completando o ranking Top 10, portanto, aparece em segundo lugar Poá (SP), seguida de Barueri (SP), Jeceaba (MG); Piracicaba (SP); Caraguatatuba (SP); Ourilândia do Norte (PA); Maringá (PR); Birigui (SP) e Paraibuna (SP).

Municípios do Nordeste predominam na lista dos dez piores. No ranking, em ordem decrescente, estão Pindoba (AL); Porto da Folha (SE); Conceição (PB); Lagoa de Dentro (PB); Buerarema (BA); Teixeira (PB); Conselheiro Mairinck (PR); Ibirataia (BA); Piaçabuçu (AL) e Ilha Grande (PI), pior gestão do país.

A Região Sul foi o grande destaque do IFGF, respondendo por quase 47,6% dos 500 melhores resultados em 2010, percentual duas vezes superior à sua representatividade em número de municípios (22,3%). Enquanto uma programação financeira eficiente foi primordial para o desempenho do Sudeste, o diferencial da região Sul foi o menor enrijecimento das contas públicas com a folha de salários, o que abriu espaço para elevados níveis de investimentos.

Em contraste, a região Nordeste ficou com a menor participação no Top 500 do IFGF 2010 (4,8%), embora seja a região brasileira com o maior número de municípios (1.654, ou 31,4% do total).

Melhores desempenhos entre as capitais: Porto Velho, Vitória e Porto Alegre

Ao contrário do que se poderia esperar, as capitais não apresentaram preponderância sobre os resultados brasileiros. Apenas sete ficaram entre os 500 melhores resultados do país no IFGF 2010. São elas: Porto Velho (0,8805), Vitória (0,8423) e Porto Alegre (0,8017), únicas capitais avaliadas com gestão fiscal de excelência, seguidas por São Paulo (0,7797), Curitiba (0,7684), Campo Grande (0,7617) e Florianópolis (0,7210). Os três últimos lugares no ranking das 26 capitais ficaram com Natal (0,4519), Macapá (0,4404) e Cuiabá (0,3713).

Melhor desempenho fiscal entre as capitais brasileiras e 12º lugar no ranking nacional, Porto Velho foi avaliada com conceito A em todos os indicadores, exceto no IFGF Gasto com Pessoal, em que recebeu conceito B. Na capital do estado de Rondônia, o aumento da arrecadação originado das obras de usinas hidrelétricas permitiu que a prefeitura investisse sem precisar postergar despesas nem se endividar para financiar os projetos.

São Paulo garantiu o quarto lugar entre as capitais brasileiras devido a notas máximas em duas das cinco variáveis pesquisadas: Receita Própria e Gasto com Pessoal. O que se observa é que a gestão fiscal do município foi bem-sucedida ao transformar seu potencial de arrecadação em recursos para os cofres municipais.

Na faixa intermediária do ranking das capitais, com desempenho geral bom (conceito B), Belo Horizonte (12° lugar) e Rio de Janeiro (14°) são exemplos de que ter elevado nível de arrecadação tributária não é garantia de bons resultados nos demais indicadores.

Na capital mineira registrou-se dificuldade na execução dos restos a pagar e elevado custo de endividamento. Já para a capital fluminense, além das despesas com juros e encargos da dívida, pesou o histórico de elevados gastos com a folha de salários. Em contrapartida, a cidade do Rio de Janeiro registrou uma situação de liquidez confortável, na qual os ativos financeiros superaram com folga os restos a pagar acumulados em 2010.

No último lugar do ranking encontra-se Cuiabá (0,3713 pontos), o pior resultado entre as capitais brasileiras e a única a apresentar conceito D, de gestão crítica, no resultado geral. A análise das contas públicas da capital mato-grossense revelou um quadro de elevado custo de endividamento – 2,2 vezes a média das capitais – e de significativo comprometimento com restos a pagar – em 2010 foram equivalentes a 1,5 vezes o ativo financeiro.

Dependência crônica: 83% dos municípios não geraram 20% de sua receita em 2010

O indicador Receita Própria, que mede o total de receitas geradas pelo município em relação ao total da receita corrente líquida, aponta a grande dependência dos municípios nas transferências de recursos das outras esferas de governo.

A maioria absoluta dos municípios (83%) foi avaliada com conceito D em 2010. Isso significa que 4.372 prefeituras geraram menos de 20% de sua receita, sendo os demais recursos transferidos por estados e União. Apenas 119 prefeituras (2,3%) obtiveram conceito A e 212 (4%), conceito B no IFGF Receita Própria.

O IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento do quadro de funcionários, chama atenção para o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (2000), que limitou os gastos das prefeituras com pessoal em até 60% da receita. Uma década após a promulgação da lei, 384 municípios (7,3%) gastaram com pessoal mais do que o permitido.

O IFGF Investimentos, indicador que acompanha o total de investimentos em relação à receita corrente líquida, confirmou que, em um ambiente de elevadas despesas correntes, tem sobrado pouco espaço para os investimentos capazes de promover o bem-estar da população, como iluminação pública de qualidade, transporte eficiente, escolas e hospitais bem equipados. O estudo constatou que metade dos municípios foi avaliada com conceito C e D. Essas prefeituras aplicaram, em média, 7% da receita em investimentos, percentual equivalente a 1/3 do investido pelas que foram avaliadas com conceito A e B.

O IFGF Custo da Dívida, correspondente à relação entre as despesas de juros e amortizações e o total de receitas líquidas reais, apontou um quadro de baixo nível de endividamento. Estão em situação de gestão de excelência precisamente 3.079 municípios (58%), maior incidência dessa conceituação entre os indicadores acompanhados.

No IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte, chamou a atenção que 19,5% dos municípios tenham sido avaliados com nota 0. Isso significa dizer que eles encerrarem o ano com mais restos a pagar do que recursos em caixa, ou seja, viraram 2010 no vermelho.

(Com informações da Agência Estado e da Firjan)

Blogueiro responde ao desafio de Silas Malafaia e afirma que o pastor é “covarde” e só impressiona “crente que ainda bebe leite em pó”.


O desafio de Silas Malafaia aos blogueiros que o criticam tem rendido publicações em resposta à seu convite.

O pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, desafiou no último sábado, 19/05, os blogs e sites de notícia que o criticam por sua mensagem atrelada à teologia da prosperidade a provarem que suas pregações não são embasadas na Bíblia.

Em resposta, Antognoni Misael publicou artigo em no Púlpito Cristão afirmando que o pastor Silas Malafaia é covarde: “Silas Malafaia é um tremendo covarde! C-O-V-A-R-D-E! Isso mesmo que você leu. Somado ao seu lado, sarcástico, indomável, arrogante, prepotente, aos poucos outra face é revelada: a de covarde”.

De acordo com Misael, Malafaia não tem coragem para pedir e “contrata” os pastores Mike Murdock e Morris Cerullo para arrecadar ofertas: “Sua falta de coragem denota-se pela insegurança em relação ao que ele prega e crê – por isso contrata seus bonecos de marketing Mike Murdock e Morris Cerullo pra ‘assaltar’ os humildes brasileiros, coisa que ele não tem coragem de assumir abertamente ao maquiar suas pretensões”.

O blogueiro afirma que apenas incautos se impressionam com as investidas de Malafaia contra ativistas gays: “Aqui e acolá alterna seu lado apostata com seu lado de protetor da família cristã ao lutar com unhas e dentes contra a PL 122. Isso lhe faz recuperar alguns pontos perdidos quando criticado pelas ‘vendas de indulgências modernas’, ‘unções de medida extra’, ou a tal ‘unção financeira dos últimos dias’ – história de carochinha pra crente que ainda bebe leite em pó!”, critica Misael.

Antognoni Misael frisa que o desafio lançado por Silas Malafaia é o reconhecimento de culpa perante as acusações: “Silas é covarde porque tem medo dos bereianos espalhados por aí, e não assume. Lançar desafio aos quem supostamente ‘não teriam voz’ é a prova mais certa de que ele vestiu a carapuça”.

Confira a íntegra do artigo “O lado covarde de Silas Malafaia e o desafio de tolo”, de Antognoni Misael:



Silas Malafaia é um tremendo covarde! C-O-V-A-R-D-E! Isso mesmo que você leu. Somado ao seu lado, sarcástico, indomável, arrogante, prepotente, aos poucos outra face é revelada: a de covarde.
Veja que “covardia” tem a ver com falta de coragem, medo, ou fraqueza de ânimo.
Sua falta de coragem denota-se pela insegurança em relação ao que ele prega e crê – por isso contrata seus bonecos de marketing Mike Murdock e Morris Cerullo pra ‘assaltar’ os humildes brasileiros, coisa que ele não tem coragem de assumir abertamente ao maquiar suas pretensões. Seu medo inverte-se em furor, por isso os ataques destemperados a todos que conhecem onde está a sua ferida. Já a sua fraqueza de ânimo o leva a necessitar de constantes desafios (round’s, Fight’s) para que legitime a sua “grandeza” e “poder” – certamente ele se pensa e se diz: Sou a voz de Deus no Brasil, eu SOU inabalável!
Aqui e acolá alterna seu lado apostata com seu lado de protetor da família cristã ao lutar com unhas e dentes contra a PL 122. Isso lhe faz recuperar alguns pontos perdidos quando criticado pelas “vendas de indulgências modernas”, “unções de medida extra”, ou a tal “unção financeira dos últimos dias” – história de carochinha pra crente que ainda bebe leite em pó! Este lado me arrisco dizer, é mescla de malandragem, psicologia e marketing. No Mala, não se engane, a Verdade (Gospel) parece não ser a prioridade!
Para Malafaia não interessa chegar a uma conclusão relevante sobre as coisas da vida, temas cristãos, ou sobre si, o que vale é a vitória perante os “fracos”. Por isso sua cosmovisão remete a um constante embate entre perdedores, fracos, frouxos e vencedores, poderosos e donos da “verdade”. Não é a toa que seu vocabulário natural sempre vive em posição de constante ataque.
Silas é covarde porque tem medo dos bereianos espalhados por aí, e não assume. Lançar desafio aos quem supostamente “não teriam voz” é a prova mais certa de que ele vestiu a carapuça. Se o “Mala” tem a convicção de que não prega heresias, pra que levar a sério tais acusações? (Pesado fardo é a consciência suja não é?)
Contudo, não esqueçamos: o “Mala” fez campanhas financeiras onde por 900 reais vendia bíblia de estudo em troca de bençãos materiais; popularizou o “trízimo“; pediu 1000 reais para salvar a alma de algum parente ou amigo, e também o dinheiro do aluguel, da conta de luz e do gás…; baixou a xepa pra 610 Reais, e a gora, cheio de óleo de peroba na cara vem solicitar um exame teológico de sua pregação com data e hora marcada!
Isto é que é desafio de tolo. Silas não engana mais – “a piscina tá cheia de ratos”…  Mas, eu ainda devaneio. Tenho esperança de que esta dura cerviz se quebre, que ele reconheça quão desvirtuado é o caminho que escolheu seguir. Enfim, para um covarde que grita por medo o melhor remédio é a verdade na cara! Que um dia ele tenha a hombridade de assumir: “pequei contra Deus e Sua Verdade”.
***
Antognoni Misael, pecador salvo pela Graça (mas segundo “o Mala”, um bandido, desocupado, insolente e fracassado) que edita o Arte de Chocar e faz uma temporada pilotando o Púlpito Cristão
Fonte: Gospel+

O ponto G do pênis


O ponto G deles 
Ele existe! A glande, ou cabeça do pênis, é sua parte mais sensível, por ser superenervada e envolta por uma pele vermelha e fina, a mesma que reveste mamilos e lábios.

Bomba do prazer 
No geral, quanto mais excitado o homem está, maior a velocidade e a força com que ele expele o sêmen. “O pênis funciona como uma bomba ejetora”, explica o urologista Adriano Fregonesi, assistente-doutor do setor de andrologia da Universidade de Campinas.

O volume de líquido liberado no gozo também é um indicador de que o orgasmo foi bom (mas, atenção: se a pessoa tiver ejaculado outras vezes no mesmo dia, pode não haver o que expelir, pois o reservatório estará vazio). Em média, uma ejaculação libera de 2 a 5 mililitros de esperma (o equivalente a menos que uma colher de sopa).

Apressadinhos 
A Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM) define como precoce a ejaculação que ocorre antes da penetração ou em até um minuto depois do início dela. Uma pílula para tratamento do problema, à base da substância dapoxetina, vem sendo pesquisada nos Estados Unidos, mas ainda não tem data de lançamento. Atualmente, os urologistas prescrevem antidepressivos em doses menores para ajudar os mais afoitos.

É que esses remédios têm como efeito colateral retardar a ejaculação.


Fonte: gloss.abril.uol.com.br/

Sexo oral causa mais câncer de garganta que cigarro e bebida

Sexo oral causa mais câncer de garganta que cigarro e bebida


Homens com mais de 50 anos costumavam ser as principais vítimas do câncer de garganta

O tabaco, substância presente no cigarro, e o consumo de bebidas alcoólicas sempre foram apontados como um dos principais fatores para desenvolvimento de câncer na região da garganta. Agora cientistas afirmam que o sexo oral ocupa o topo da lista entre os comportamentos de risco.

Pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, descobriu que o vírus HPV atualmente é a principal causa da doença em pessoas com menos de 50 anos. O papiloma vírus humano pode provocar lesões de pele ou em mucosas. Existem mais de 200 variações com menores e maiores graus de perigo. Um deles é o causador de verrugas no colo do útero, consideradas lesões pré-cancerosas.

Homens com mais de 50 anos costumavam ser as principais vítimas do câncer de garganta. Principalmente os com histórico de fumo e consumo de bebida alcoólica. Mas o problema tem crescido em faixas etárias mais baixas, e dobrou nos últimos 20 anos nos EUA em homens com menos de 50 anos devido ao vírus.

Outros países como Inglaterra e Suécia também identificaram aumento da doença devido ao HPV. Na Suécia, apenas 25% dos casos tinham relação com o vírus na década de 1970 e, agora, o índice chega a 90%, de acordo com uma das pesquisadoras, a professora Maura Gillison, em entrevista ao site Terra.

Segundo ela, alguém infectado com o tipo de vírus associado ao câncer de garganta tem 14 vezes mais chances de ter a doença. O fator de risco aumenta de acordo com o número de parceiros sexuais e especialmente com aqueles com quem se praticou sexo oral.
(gazetaonline)

Bebê que nasceu com seis pernas passa por cirurgia no Paquistão

Bebê que nasceu com seis pernas passa por cirurgia no Paquistão

O bebê que nasceu com seis pernas, no Paquistão, foi submetido a uma cirurgia e já teve as pernas extras removidas. Os médicos que cuidaram do recém-nascido na cidade de Karachi acreditam que ele tinha um irmão parasita. A outra criança não teria se desenvolvido direito no útero da mãe, e acabou causando a deformidade.

Uma equipe de cinco especialistas operou o menino, de uma semana de vida, no Instituto Nacional de Saúde Infantil. O chefe do da equipe, Jamal Raza, explicou que o problema do bebê era resultado de uma alteração genética que afeta uma criança em um milhão.

- Aparentemente, ele era tão normal quanto qualquer outra criança - frisou ele.

O menino nasceu com seis pernas
Foto: Reprodução / Mail Online
 
Antes de operar o bebê, os médicos estudaram para concluir quais pernas pertenciam a ele e quais pertenciam ao irmão. A cirurgia durou oito horas. A criança está na unidade de terapia intensiva desde que nasceu.
A operação do menino foi um alívio para o pai, Imran Sheikh , que vive na cidade de Sukkur:
- Nós somos uma família pobre. Estou muito agradecido ao governo e aos médicos por nos ajudarem a operar meu bebê com sucesso - disse ele.
A mãe da criança, que também é prima do marido, não viajou para acompanhar o tratamento do filho. Segundo o jornal Daily Mail, ela ainda está se recuperando do parto. O casal já decidiu que o filho vai se chamar Umar Farooq.

EXTRA

Descoberta de vestígios de uma floresta mumificada há milhões de anos ajudarão cientistas a prever como o Ártico responderá ao aquecimento global.

Descoberta de vestígios de uma floresta mumificada há milhões de anos ajudarão cientistas a prever como o Ártico responderá ao aquecimento global.


OHIO - Pesquisadores da Ohio State University descobriram, no norte do Canadá, vestígios de uma floresta mumificada de 2 milhões a 8 milhões de anos atrás, quando o Ártico estava resfriando.

A descoberta está revelando como as plantas lutaram para suportar o resfriamento há milhões de anos e os pesquisadores acreditam que as árvores ajudarão a prever como o Ártico responderá ao aquecimento global.

Há ainda a suspeita de que outras florestas mumificadas possam surgir com o derretimento do gelo do Ártico. Conforme a madeira seja exposta e comece a apodrecer, grandes quantidades de metano e dióxido de carbono podem ser liberados na atmosfera, aumentando o aquecimento global.

Ao longo do verão de 2010 os pesquisadores recolheram amostras de troncos de árvores, ramos, raízes e folhas perfeitamente preservadas do Parque Nacional Ellesmere, no Canadá.

- Florestas mumificadas não são incomuns, o que faz desta uma descoberta única é o fato de ter sido encontrada tão ao norte. Quando o clima começou a resfriar, há 11 milhões de anos, estas plantas teriam sido as primeiras a sofrer os efeitos - explicou o pesquisador Joel Barker, cientista da Ohio State University, que encontrou o depósito em 2009 quando acampava realizando outro projeto.

As análises da floresta estão apenas começando e vão incluir testes químicos e de DNA.
Um afloramento de restos mumificados de árvore na ilha de Ellesmere, no Canadá. O derretimento da geleira revelou as árvores, que foram sepultados por um desmoronamento entre 2 milhões a 8 milhões de anos atrás, quando o Ártico estava esfriando. Os restos mortais poderiam oferecer pistas sobre como hoje Ártico responderá ao aquecimento global. (Crédito: Foto de Joel Barker, cortesia da Ohio State University)

Fonte: Globo.com e outros

'Flor-cadáver' floresce pela 1ª vez na América Latina em MG


'Flor-cadáver' floresce pela 1ª vez na América Latina em MG


A 'flor-cadáver' (Foto: Cíntia Paes/G1 MG)
A flor tem um cheiro característico de carne podre.
fenômeno é raro e foi visto, pela última vez, no Japão, em julho de 2010.


Floresceu neste domingo (19), em Brumadinho, Minas Gerais, um exemplar da planta conhecida como ‘flor-cadáver’, conforme. Segundo o botânico Eduardo Gonçalves, esta é a primeira vez que esta espécie floresce na América Latina. fenômeno, raro, está no viveiro do centro de arte e botânica Inhotim, na cidade da região central de Minas. O fenômeno foi registrado pela última vez no Japão, em julho de 2010.

Como o nome já anuncia, a floração da espécie Amorphophallus titanum, natural da Indonésia tem um cheiro característico de carne em estado de putrefação. Gonçalves, que é curador botânico de Inhotim, foi quem plantou a semente da planta rara, que virou uma espécie de batata, até virar a flor que está desabrochada neste domingo (19). Segundo ele, existem várias espécies de plantam que fedem, mas nenhuma atinge o tamanho da flor-cadáver, que pode chegar a três metros de altura.

“Várias flores têm cheiro ruim, mas são sempre pequenas. Geralmente, elas não causam o estardalhaço que esta causa. Ela tem cheiro ruim porque os polinizadores, ao contrário dos que os que a gente conhece, como borboleta, abelha, que gostam de cheiros agradáveis e bonitas cores, os polinizadores desta espécie são besouros e, ocasionalmente, moscas”, disse Gonçalves. O doutor em botânica explica que a planta conseguiu evoluir até reproduzir o cheiro de carne podre para enganar os besouros, de forma que eles fizessem a polinização para a perpetuação da espécie. O besouro, segundo o especialista, também é atraído pela cor interna da planta, que se assemelha à cor de carne em putrefação.
Eduardo Gonçalves e a 'flor-cadáver' (Foto: Cíntia Paes/G1 MG)

De acordo com Gonçalves, para que a planta atinja sua floração, ela própria se aquece, e produz substâncias que solta no ar em pequenos pulsos. Essas substâncias, sendo dois tipos delas as cadaverinas e as putrescinas, são o que faz com que sintamos o cheiro de podridão.
Apesar da aparência bem diferente, a ‘flor-cadáver’ é da família do copo-de-leite. Conhecida como a maior flor do mundo, na verdade, segundo o curador, ela é uma floração, uma reunião de pequenas flores em um conjunto compacto.

Sônia Zanon, que visitou a flor-cadáver neste domingo (19), achou a espécie muito exótica. “Muito exótica, diferente. Achei que se pareceria com uma orquídea, muito linda, muito delicada, pelo o que falaram na recepção. Me surpreendeu muito. Olhando de longe, achei que isso aqui (a planta) era uma escultura e que a planta estaria por aqui. E qual não foi minha surpresa ao ver que a escultura é a própria planta. Achei muito bonita, muito exótica", disse a visitante.
O idealizador e membro do Conselho de Administração de Inhotim, Bernardo Paz, falou sobre o trabalho de excelência do centro, que vem sendo montado, e que a 'flor-cadáver' é um exemplo de conquista. “A tendência agora é amplificar a botânica o máximo possível e ter todos os exemplares raros do mundo inteiro. E estamos neste caminho. A gente fica muito feliz quando acontece uma coisa desta proporção na América Latina. É uma coisa extraordinária”, completou Paz.

A 'flor-cadáver' começou a floração neste sábado e até terça-feira (21), já vai ter caído. A ‘batata’, que fica sob a terra, pode ser retirada do lugar, segundo Gonçalves porque entra em um estado de dormência e pode ser replantada em qualquer outro local. Normalmente, a floração acontece a cada dez ou 12 anos, mas a equipe de botânicos do Inhotim tem a expectativa de presenciar o fenômeno de novo em dois anos, porque, segundo eles, esse exemplar floresceu muito antes do previsto e muito rapidamente.


fenômeno pode ser visto pelo site do Inhotim ao vivo.. Uma câmera acompanha o desabrochar em tempo real até a planta cair totalmente.


Fonte: G1

Uma canção de natal: Robbie Williams - Então é Natal


Uma canção de natal: Robbie Williams - Então é Natal




So this is Christmas
And what have you done
Another year over
And a new one just begun
And so this is Christmas
I hope you have fun
The near and the dear ones
The old and the young

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear
And so this is Christmas
For weak and for strong
For rich and the poor ones
The war is so long
And so happy Christmas
For black and for white
For yellow and red ones
Let's stop all the fight

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear

And so this is Christmas
And what have we done
Another year over
And a new one just begun
And so happy Christmas
I hope you have fun
The near and the dear ones
The old and the young

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear

And so this is Christmas
And what have we done
Another year over
And a new one just begun

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Irmão soube dos abusos sofridos por Xuxa pela TV: 'Pegos de surpresa'


Xuxa e seu irmão Blad ainda crianças Reprodução

Dois anos mais velho do que Xuxa, Blad Meneghel, irmão da apresentadora, ficou sabendo dos abusos sexuais sofridos por ela durante a infância somente através da entrevista exibida no “Fantástico”. A revelação foi feita no quadro “O que eu vi da vida”, no último domingo. Na entrevista, a apresentadora, que apoia uma campanha contra a violência doméstica, afirmou ter sido vítima de abusos até os 13 anos.

- Essa entrevista pegou a gente de surpresa. A família não sabia disso. Foi um ato de coragem. Não sei porque ela resolveu contar isso agora, aos 49 anos. Talvez tenha batido uma revolta. Ela resolveu falar sobre isso como um alerta para que as crianças não deixem de denunciar . Por esse lado, faz sentido - diz.

Blad já encontrou a irmã após a exibição da entrevista e conta que apenas deu um abraço nela.

- Disse que estou do lado dela para o que der e vier. Ela vai escutar muita coisa boa, mas tem gente que vai questionar isso.

O irmão da apresentadora diz que os dois eram muito grudados durante a infância, passada em Bento Ribeiro, subúrbio do Rio.

- Essa é uma coisa pessoal dela. Devia acontecer quando não tinha ninguém por perto. Eu nunca notei nada. Estávamos sempre juntos. Nossa programação aos finais de semana era a mesma.

domingo, 20 de maio de 2012

Cão resgatado em coma alcoólico é adotado em Curitiba


Um filhote foi resgatado pela Polícia Militar em Curitiba quando estava à beira de um coma alcoólico, provocado por dois homens, que fugiram ao ver os policiais se aproximando.

O caso aconteceu na quarta-feira (16), em uma praça do bairro Novo Mundo.

Durante um patrulhamento, os soldados Moreira e Renê se depararam com os dois homens e perceberam que eles estavam dando bebida ao cachorro. Ao avistarem os policiais, os homens fugiram. O cãozinho, de apenas três meses, foi encontrado cambaleando e com os bigodes sujos de batida.

João Carlos Frigério/Divulgação

Soldado Fernando J. Moreira e o cãozinho Whisky, salvo por ele após ser embriagado em praça de Curitiba

O policiais o levaram para uma clínica veterinária, onde ele foi diagnosticado com princípio de coma alcoólico. O cãozinho recebeu três doses de glicose, que os policiais pagaram do próprio bolso.

Com o cachorrinho fora de risco, os policiais se mobilizaram para que ele fosse adotado. Enviaram fotos para o fotógrafo João Carlos Frigério, que trabalha para a PM, e ele divulgou a história nas redes sociais.

Uma amiga do fotógrafo acabou adotando o cãozinho, que foi batizado com o nome de Whisky.

Folha

O amor é assim. Frases


“As sendas do verdadeiro amor nunca foram suaves.” — William Shakespeare

“O amor é tudo de bom que se fala dele. Pelo amor, vale a pena lutar, ser corajoso e arriscar tudo.” — Erica Jong

“Amar é um ato de perdão infinito, um olhar terno que se torna um hábito.” — Peter Ustinov

“Passamos a amar não quando encontramos uma pessoa perfeita, mas quando aprendemos a ver perfeitamente uma pessoa imperfeita.” — Sam Keen

“É fácil entender o amor à primeira vista. O milagre é quando duas pessoas passam a vida inteira olhando uma para a outra e ainda se amam.” — Amy Bloom

“Todas as melhores coisas da vida vêm num embrulho de risco. Você desamarra o laço e assume o risco, como também a alegria. Paternidade ou maternidade é assim. O casamento também. E com a amizade é igual. Para viver ao máximo, é preciso se expor a um poço sem fundo de vulnerabilidade.” — Kristin Armstrong

“O amor é como uma planta preciosa. Você não pode recebê-la e deixá-la no armário ou achar que ela cuidará de si mesma. É preciso continuar aguando essa planta. Ela requer muito cuidado e atenção.” — John Lennon

“Erramos ao presumir que se nossos companheiros nos amarem, agirão e reagirão de certa maneira — da maneira que nós agimos e reagimos quando amamos alguém.” — John Gray

“O amor não deixa ninguém cego, o que cega é o amor por si mesmo.” — Voltaire

“Vivenciar um relacionamento é como segurar areia na mão. Se deixar a mão aberta, a areia permanecerá ali. No minuto em que você fechar a mão e tentar reter a areia com firmeza, ela começa a escapulir por entre os dedos. Talvez você consiga reter uma parte, mas a maior parte acabará vazando. Um relacionamento é assim. Trate a outra pessoa com liberalidade, respeito e liberdade, e, provavelmente, o relacionamento permanecerá intacto. Mas muitas restrições e possessividade excessiva fará com que o relacionamento escape e se perca.” — Kaleel Jamison

“Aprende-se a falar falando; a estudar, estudando; a correr, correndo; a trabalhar, trabalhando. Da mesma forma, é amando que aprendemos a amar. Os que pensam aprender de qualquer outra maneira enganam a si mesmos.” — Saint Francis de Sales

“O amor é como o cubo de Rubik: Há incontáveis voltas e giros errados, mas quando se acerta, parece perfeito de qualquer ângulo que se olhe.” — Brian Cramer

100 Frases de Amor


100 Frases de Amor

1. Frases de Amor: A religião faz maravilhas pelo amor, tornando-o um pecado.

2. Frases de Amor: Se o destino me impõe barreiras, tenho de quebrá-las para continuar seguindo seus passos.

3. Frases de Amor: É uma loucura amar, salvo quando a gente ama com loucura. Ythier.

4. Frases de Amor: O homem é de fogo, a mulher de estopa; o diabo chega e sopra. (Cervantes).


5. Frases de Amor: A tarefa mais difícil é aprender a esquecer quem aprendemos a gostar.

6. Frases de Amor: As lágrimas que saem não são aquelas que saem dos olhos e rolam pelo rosto mas são aquelas que saem do coração e descem pela alma! ! !

7. Frases de Amor: Ontem eu tive um amor, Hoje não tenho mais. Talvez o tenha perdido Por amá-lo demais.

8. Frases de Amor: Só se vê com o coração. O Essencial é invisível aos olhos. Exupéry.

9. Frases de Amor: O amor que ainda não se definiu. . . É como a melodia do desenho incerto. Deixa o coração á um tempo alegre e perturbado. E tem o encanto fugidio de uma música ao longe.

10. Frases de Amor: Amor são duas solidões protegendo-se uma à outra. Rainer Maria Rilke.

11. Frases de Amor: Se cada vez que eu pensasse em você, caísse um pedacinho de mim: - epa! . . . Cadê eu? . ...

12. Frases de Amor: O amor, por exemplo, é o maior bem da vida, mas não nos garante a felicidade e a paz, enquanto a liberdade não for o seu maior prazer.

13. Frases de Amor: As pessoas sentem-se sós porque constroem muros em vez de pontes.

14. Frases de Amor: Quando sentires a falta constante de alguém. . . Em um raio de sol sentir o toque de alguém. . . Na brisa leve sentir o suspiro de alguém. . . Você é portador de um vírus! O amor...

15. Frases de Amor: Nunca lamente uma ilusão perdida , pois não haveria fruto se a flor não caisse.

16. Frases de Amor: A primeira vez que te vi não tive intenção de me apaixonar, foi mera distração. Hoje agradeço ser tão distraído. Sou louco por ti !

17. Frases de Amor: Vale mais a pena calar o sentimento, do que manifestar amor a quem não pode compreender.

18. Frases de Amor: Beijando-me a mão, far-me-ás sentir muito bem; mas um diamante com safira durará para sempre (Anita Loos).

19. Frases de Amor: O tempo pode apagar a lembrança de um corpo ou de um rosto, mas nunca os das pessoas como você que souberam fazer de um pequeno instante, um grande momento!

20. Frases de Amor: Nos amamos por aquilo que somos, e não por aquilo que possuímos.

21. Frases de Amor: O amor é um ocenao de emoções inteiramente rodeado de despesas. (Lorde Dewar).

22. Frases de Amor: As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.

23. Frases de Amor: Não há nada que esteja são ; nada pode estar em completa solidão: o que existe necessita de outro para ser.

24. Frases de Amor: Se a cada vez que eu pensasse em você uma estrela se apagasse, talvez neste mundo nem uma estrela brilhasse.

25. Frases de Amor: Deposito no amor uma única esperança: a esperança do desespero; tudo o mais é literatura.

26. Frases de Amor: A vida só é vida, quando é vivida por duas vidas em uma só vida.

27. Frases de Amor: O amor nunca morre. . . Ele só adormece para acordar mais belo! ! !

28. Frases de Amor: Amar é passar a noite inteira acordado com um criança doente. . . Ou com uma adulta saudável...

29. Frases de Amor: Um covarde é incapaz de demonstrar amor; isso é privilégio dos corajosos. (Gandhi).

30. Frases de Amor: A vida é uma oportunidade de ama, porém o amor é a única chance de viver. . . (Eduardo de Lucca).

31. Frases de Amor: Amor são duas solidões protegendo-se uma à outra. (Rainer Maria Rilke).

32. Frases de Amor: Toda vez que você diz sim querendo dizer não, morre um pedacinho de você.

33. Frases de Amor: Sinto que a flor que se abriu com um sorriso seu, está morrendo junto com o mesmo sorriso que fez meu coração se abrir...

34. Frases de Amor: É mais comum um amor extremo que uma amizade perfeita. (La Bruyère).

35. Frases de Amor: Amor não se conjuga no passado; ou se ama para sempre, ou nunca se amou verdadeiramente. M. Paglia.

36. Frases de Amor: Nosso coração sabe prontamente aquilo que nossas mentes acabam por descobrir.

37. Frases de Amor: Algumas pessoas passam pela nossa vida e simplesmente passam. Outras ficam um pouco e deixam pegadas em nossos coraçoes e nós nunca mais seremos os mesmos.

38. Frases de Amor: O amor pequeno se mostra grandioso nas catástrofes; o amor grande se prova todos os dias nas coisas pequenas. (Desconhecido).

39. Frases de Amor: Não fale amor, cada palavra um beijo a menos.

40. Frases de Amor: O amor é o nosso estado natural quando não optamos pela dor, pelo medo ou pela culpa.

41. Frases de Amor: Perder um amor não é tão triste quanto pensar que havemos de perde-lo. Guilherme de Almeida.

42. Frases de Amor: O que conta não são as teorias que se tem na mente, mas o amor que se tem no coração.

43. Frases de Amor: Quando você tem uma meta, o que era obstáculo passa a ser etapa.

44. Frases de Amor: Para o seu futuro é possível fazer um arranjo infinito de possibilidades. Se você não está satisfeito como as coisas tem estado até este momento, há uma abundância de outras opções para você.

45. Frases de Amor: O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem.

346. Frases de Amor: Quem começa a entender o amor, a explicá-lo, a qualificá-lo e quantificá-lo, já não está amando. Roberto Freire.

47. Frases de Amor: As Vezes Penso que se não tivesse te conhecido não estaria sentindo a sua falta, mais também não teria vivido momentos tão lindos e inesquecíveis.

48. Frases de Amor: Nunca corte com uma faca aquilo que você pode cortar com uma colher.

49. Frases de Amor: A coisa mais importante do mundo é amar alguém, a segunda é ser amado e a terceira é que as duas primeiras aconteçam ao mesmo tempo.

50. Frases de Amor: O mais fantástico da vida é você encontrar alguém que consegue transformar poucos instantes em grandes momentos.

51. Frases de Amor: A vida passa num piscar de olhos, ai vem a amizade, o amor e a paixão. . . Quando tudo isso acaba, só me resta a solidão...

52. Frases de Amor: Seja sempre você mesmo pois se isso não bastar para alguém, certamente esse alguém não bastará para você.

53. Frases de Amor: Saber amar, é saber deixar alguém te amar.

54. Frases de Amor: Amar não é apoderar-se do outro para completar-se, mas dar-se ao outro para completá-lo.

55. Frases de Amor: O afeto conduz a alma, como os pés conduzem o corpo. (Santa Catarina de Siena).

56. Frases de Amor: Os amores possíveis são para os medíocres. Os que sabem têm amores impossíveis - Provérbio espanhol.

57. Frases de Amor: Amo a liberdade! Por isso as coisas que amo, deixo-as livres, se voltarem foi porque as conquistei, se não voltarem, foi porque nunca as tive.

58. Frases de Amor: Há momentos na vida em que se deveria calar e deixar que o silêncio falasse ao coração , pois há sentimentos que a linguagem não expressa e há emoções que as palavras não sabem traduzir.

59. Frases de Amor: E desde então sou porque tu és, e desde então, és, sou e somos, e por amor serei, serás, seremos.

60. Frases de Amor: Amar é reconhecer os defeitos do que a gente ama; odiar é reconhecer as boas qualidades dos que a gente odeia - eis duas coisas bem raras sob o céu. Confúcio.

61. Frases de Amor: As amizades amorosas existem para trazer um pouco de claridade, de sabor verdadeiro, de significado para nossas vidas. (Maria Helena Matarazzo).

62. Frases de Amor: Paramos de nos amar se alguém não nos ama. (Germaine de Staël).

63. Frases de Amor: Há três tipos de pessoas que têm sorte na vida: as que querem as que perseveram e as que sabem amar de verdade.

64. Frases de Amor: Não julgue aqueles que tentam e não conseguem. Julgue apenas aqueles que não conseguem tentar.

65. Frases de Amor: Vou chegando ao fim da estrada e agora não mais me iludo. . . Sem você a vida é nada. . . Com você a vida é tudo! !

66. Frases de Amor: Um pouco de amor é como um pouco de bom vinho... Um ou outro em demasia faz mal. (Steinbeck).

67. Frases de Amor: A Vida só é bem vivida quando está envolvida na vida de outra vida.

68. Frases de Amor: De que vale o delírio dos olhos se eles se fecham quando os lábios se tocam ?

69. Frases de Amor: Vida, amor, beleza: eis a minha trindade. (Gibran, Temporais).

70. Frases de Amor: O amor é o sentimento que move o mundo; antes de tê-lo, vivemos por encontrá-lo, depois que encontramos, vivemos por nos adaptar; depois que o perdemos, vivemos por reencontrá-lo.

71. Frases de Amor: Primeiro te conheci. . . Depois peguei amizade. . . Só hoje descobri que te amo de verdade.

72. Frases de Amor: A amizade é a caridade no seu mais alto grau de perfeição.

73. Frases de Amor: Se não amas a pessoa certa, não estais no caminho errado; apenas o seu amor ainda não foi encontrado.

74. Frases de Amor: O amor pequeno se mostra grandioso nas catástrofes; o amor grande se prova todos os dias nas coisas pequenas.

75. Frases de Amor: Os grandes corações nunca são felizes. Para sê-lo, falta-lhes a felicidade de todos os outros.

376. Frases de Amor: Ama-se porque se quer ser feliz; mas é, geralmente, para sofrer que se conquista está felicidade. Correia Junior.

77. Frases de Amor: O falso amor de si mesmo transforma a solidão em prisão (Nietzsche).

78. Frases de Amor: Quando você começar a pensar em me esquecer, esqueça de pensar.

79. Frases de Amor: Prefiro acreditar que não nos dissemos aDeus, mas que nos separamos para que o destino nos dê um reencontro feliz...

80. Frases de Amor: Eu sei que um dia você terá uma vida maravilhosa. Eu sei que você será uma estrela no céu de outro alguém. (Black - Perl Jam).

81. Frases de Amor: Te amo com toda a inocência de uma criança, Com toda a malícia de uma adolescente, Mas acima de tudo, com todos os meus sentimentos de mulher!

82. Frases de Amor: Em cada momento, um instante. Em cada instante, uma afirmação. Em cada afirmação, uma certeza de que jamais tirarei você do meu coração.

83. Frases de Amor: O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem. Saint-Exupèry.

84. Frases de Amor: Quero que meus livros sejam bem encadernados e que falem de amor. (Shakespeare).

85. Frases de Amor: O olhar nunca mente. Revela tudo e sempre encanta. Dele nascem grandes paixões.

86. Frases de Amor: O amor não consiste em duas pessoas olharem uma para a outra; mas, olharem juntas na mesma direção.

87. Frases de Amor: AMOR ETERNO não é aquele que dura para sempre, mas aquele que foi verdadeiro nos momentos em que foi vivido.

88. Frases de Amor: O amor é o sentimento mais contraditório que existe: ele machuca mas faz você sentir que está vivo.

89. Frases de Amor: Você pode não ser ninguém no mundo, mas pode ser o mundo de alguém.

90. Frases de Amor: O amor é o triunfo da imaginação sobre a inteligência.

91. Frases de Amor: O verdadeiro valor vem não daquilo que temos, mas sim daquilo que somos.

92. Frases de Amor: Amar não é aceitar tudo. Onde tudo é aceito, presumo que há falta de amor (Vladimir Maiakovsky).

93. Frases de Amor: Podemos brincar com nossos corpos, mas jamais com nossas emoções.

94. Frases de Amor: Pensei em te escrever, já não penso mais. Queria te ver, já não quero mais. Deve achar-me complicada, não ache mais. A única coisa que ainda sei, é que te amo demais.

95. Frases de Amor: Que este seja o nosso destino. . . Amar, viver e começar cada dia juntos.

96. Frases de Amor: Entender com os olhos é atributo da fina sutileza do amor.

97. Frases de Amor: Viver sem ti, não é viver, é apenas existir.

98. Frases de Amor: O medo faz com que a gente perca muitas coisas, até quem amamos.

99. Frases de Amor: Existem pessoas que amam o poder; outras têm o poder de amar.

100. Frases de Amor: Valorize acima de tudo o amor que você recebe. Ele continuará a existir muito depois do seu ouro e da sua saúde terem acabado.

Sexo. Para que serve?


Para que serve o sexo?
por Texto Marília Juste

Sexo é gostoso, não há quem não goste. Dele resultam não apenas sensações bacanas, mas bebês. Só que há uma pegadinha biológica nessa história: prazer é possível obter de inúmeras maneiras, e o sexo não é a única forma de uma espécie se reproduzir. Por que, então, praticá-lo? Três principais idéias – não necessariamente excludentes – tentam explicar esse paradoxo.
Sexo ajuda a evolução

A variabilidade genética, desde que não cause efeitos colaterais ruins, pode ser uma mão na roda para a evolução. O sexo mistura as características genéticas de pai e mãe. Portanto, aumenta as chances de surgir uma combinação mais eficiente para a espécie, que vai ser selecionada. Na reprodução assexuada, só há mudança por acaso, quando há alguma alteração no DNA. Esses eventos são mais raros e arriscados, pois podem fazer surgir alguma alteração maligna para o organismo.
Sexo corrige erros no DNA

Se os genes dos pais são o rascunho, os do filho serão a versão passada a limpo. Se houve algum erro de DNA no pai ou na mãe, a mistura genética que surge com o sexo pode permitir que ele seja corrigido. Isso porque, na hora de produzir um descendente via reprodução sexuada, o DNA dos ancestrais dos dois lados é “recombinado” – eles trocam pedaços. O que estava errado em um pode ser consertado pelo “backup” do outro (o amor não é lindo?).

Em organismos que não fazem sexo, esse tipo de correção só é realizado pelos mecanismos internos de cada indivíduo. E, mais cedo ou mais tarde, principalmente com o envelhecimento ou com o estresse ambiental, tais salvaguardas falham.
Sexo ajuda a escapar de parasitas

A reprodução sexuada tem como principal objetivo misturar as características do pai e da mãe. E isso serve para muito mais coisas do que apenas estimular a corujice da família com o bebê. A mistura genética aumenta as diferenças entre os indivíduos, e isso serve como um fator protetor para a espécie como um todo.

Os microorganismos que se reproduzem assexuadamente, por exemplo, apresentam bem menos diversidade genética. A mesma arma (ou remédio) que serve para atacar uma bactéria “mãe” é capaz de detonar as bactérias “filhas”, que são pouco mais do que meras cópias da original.

Isso é muito mais difícil de acontecer entre humanos exatamente porque fazemos sexo. Na prática, a mistura genética confunde o parasita que está esperando para capturar um bebê recém-nascido. Se o causador de doenças já aprendeu a viver no organismo da mãe, precisa começar tudo de novo se quiser pegar o filho.

Cem milhões de anos na seca
Quem reclama de estar “na seca” quando fica algum tempo sem sexo nunca ouviu falar dos bdelóides: animaizinhos que vivem há uns 100 milhões de anos sem ir para a cama.

Por tudo que os cientistas sabem e pela mais pura lógica, um bicho que passou tanto tempo se reproduzindo apenas pela forma assexuada já deveria ter sido extinto ou estar prestes a ver seu DNA se desintegrar com o excesso de mutações. Mas os bdelóides, veja você, desafiaram tudo isso e seguem vivendo em ambientes úmidos, como musgos, poças e córregos. Aliás, existem 400 espécies deles.

Qual o segredo? Em vez de ter duas cópias de cada cromossomo, como a gente, esses bichinhos têm 4, afirma o pesquisador David M. Welch, que trabalha no Laboratório de Biologia Marinha do Instituto Oceanográfico Woods Hole. Ao que parece, em algum momento do passado distante, os cromossomos dos bdelóides duplicaram, gerando os animais que conhecemos hoje.
Com 4 cópias de cada gene em mãos, a espécie é capaz de corrigir os defeitos genéticos e diminui sua exposição aos riscos da vida sem sexo. É como se tivessem absorvido a grande vantagem da reprodução sexuada: seu DNA é corrigido internamente, sem que haja necessidade de um acasalamento.

Bactérias normalmente não fazem sexo, mas às vezes trocam DNA entre si, usando para isso um tipo rudimentar de “pênis”.

http://super.abril.com.br

terça-feira, 8 de maio de 2012

Suspeito de degolar 7 morre em queda de helicóptero

Delegados e suspeitos de chacina em Goiás morrem em queda de helicóptero
Aparecido Sousa estaria em aeronave da Polícia Civil que caiu no interior do Estado

 Helicóptero utilizado pela polícia no caso durante a última semana. Foto: AE

Um helicóptero da Polícia Civil caiu, na tarde desta terça-feira (8/5), em uma fazenda na zona rural de Piranhas (GO), a 30 quilômetros da cidade. Segundo informações da Delegacia de Investigação de Homicídios (DIH), estavam no helicóptero o principal suspeito da chacina de Doverlândia (GO), onde sete pessoas foram degoladas, Aparecido Sousa Alves, 22, os delegados Jorge Moreira, Antônio Gonçalves, Elvis Almir Carrasco, Vinícius Batista, Bruno Carneiro, outro preso e o piloto da aeronave.

A equipe estava retornando para Goiânia depois de realizar a segunda etapa da reconstituição da chacina. Segundo o assessor da Polícia Civil, Norton Luiz Ferreira, o helicóptero teria passado por uma revisão nesta segunda-feira (7/5). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o local é de difícil acesso e não há informações de sobreviventes.

O superintendente da Polícia Judiciária em Goiás, o delegado Antônio Gonçalves, e o delegado de Doverlândia, Vinícius da Silva, estavam responsáveis por conduzir o segundo dia dos trabalhos de reprodução simulada dos fatos. Na primeira parte da reconstituição, realizada na última quinta-feira (3) com a coordenação da delegada-geral de Polícia Civil, Adriana Accorsi, os investigadores teatralizaram, com ajuda de dublês, as duas primeiras mortes: do proprietário da fazenda e do filho dele, mortos dentro da casa.

Nesta terça, a polícia decidiu usar manequins para representar as cinco vítimas mortas na área externa da propriedade. Segundo Antônio Gonçalves, o mudança tem como objetivo facilitar os trabalhos. "Nestas cenas, os corpos serão arrastados no pasto. Com manequins fica mais fácil", explicou o delegado.

Suspeito
Assim como no primeiro dia da reconstituição, o principal suspeito do crime, Aparecido Souza Alves, foi a Doverlândia acompanhar os trabalhos.  "Ele vai falando o que aconteceu, enquanto os peritos vão encenando, filmando e fotografando", detalhou Gonçalves, antes do acidente. Segundo ele, como não há nenhuma testemunha visual dos fatos, essa é uma importante prova técnica para desvendar o caso.

Aparecido, que confessou ser o autor da chacina, chegou a dizer que matou as sete vítimas sozinho. Mas, durante o primeiro dia da reconstituição, disse ter tido ajuda no pai durantes as execuções. A hipótese, apesar de ainda estar sendo investigada, é considerada "difícil", pela polícia. "O pai dele alega que esteve em uma cooperativa até as 15h. Ele teria que ter andado 15 quilômetros a pé em menos de uma hora para estar na fazenda na hora em que o crime começou", diz o superintendente.

Nesta segunda-feira (7), Aparecido passou por novos exames psicólogos. O objetivo é traçar o perfil psicológico do suspeito, que já mudou a versão dos fatos por diversas vezes, tanto sobre a participação de pessoas quanto à motivação. Até agora, segundo o superintendente, a única certeza é que o jovem cometeu os crimes, pois com ele a polícia encontrou o celular de uma das vítimas, roupas sujas de terra e de sangue, além dele ter deixado na casa do pai duas armas, uma delas roubada na fazenda.

O superintendente classifica o caso como emblemático. "Não dá para confiar no que ele diz. Primeiro, disse que seria pago. Depois, que pegaria um dinheiro na casa. Incluiu o próprio pai. Ficou seis horas no local e não levou quase nada", pontua Gonçalves.

Vítimas
No último dia 28 de abril, sete pessoas foram degoladas em uma fazenda na zona rural de Doverlândia. Morreram o dono da fazenda e o filho dele, um caseiro da propriedade e dois casais que haviam ido visitar o fazendeiro. Além do principal suspeito, outras três pessoas estão presas. Segundo a polícia, eles foram ouvidos e negaram participação no crime.
IG